14 agosto 2011

Livro: O Morro dos Ventos Uivantes

-Por que você o ama, srta Cathy ?
- Que disparate de pergunta, amo-o , é tudo .
-Isso não chega. Tem me dizer o porquê.
-Ora, porque é bonito e gosto de estar com ele.
- Isso é grave- foi o meu comentário.
- E porque é jovem e alegre.
-Continua a ser grave.
-E porque ele me ama.
-Isso não conta. Continue.
-Amo-o como toda a gente ama.
-Isso é o pior de tudo. Vá responda , Porque o ama ?
-Amo o chão que ele pisa e o ar que ele respira e tudo que ele toca e as palavras que ele diz
Amo-o o seu aspecto , e os seus atos , amo-o inteiro , integralmente.
-A menina o ama porque ele é bonito, alegre , jovem e rico , e porque ele também a ama . No entanto a ultima razão não conta ...A menina, provavelmente, iria ama-lo mesmo sem isso , e não seria só por isso que o amaria, se ele não possuísse também as outras quatro qualidades .
- Eu o amaria mesmo não tendo nada , mesmo sendo feio, mesmo se ele fosse um camponês .Eu o amo de  dentro pra fora , o que eu amo esta dentro dele e não fora.

Um comentário: